xampu-solido-800x419

O xampu sólido vem se tornando uma tendência no cuidado com os cabelos e couro cabeludo, mas ainda desperta uma série de dúvidas. Muito gente acredita que ele não tira a sujeira como um xampu convencional ou pode ressecar os fios em excesso. Será?

Realmente, pode parecer difícil se acostumar a lavar o cabelo esse tipo de produto depois de anos utilizando o xampu líquido, mas a versão sólida traz vários benefícios para o consumidor e para o meio ambiente, que você vai conhecer nesse artigo.

Também é importante saber que nem todo xampu sólido é sem sulfato, orgânico ou vegano. Continue lendo para entender essa e outras questões.

O que é o xampu sólido, afinal?

O xampu sólido é simplesmente um xampu que apresenta forma de barra, pastilha ou grânulos (menos comum), em vez do tradicional líquido espesso.

Os xampu sólidos são desenvolvidos especialmente para lavar o couro cabeludo e fios, o que os diferencia dos sabonetes que também podem ser usados no cabelo.

Diferenças em relação ao xampu tradicional

Além da diferença óbvia de ser sólido e não líquido, o xampu em barra tem uma concentração maior de ingredientes ativos. Isso explica porque eles duram muito mais, quando comparados ao xampu tradicional.

Em termos de limpeza e tratamento, os xampu sólidos cumprem sua função com a mesma eficácia que a versão líquida.

Existem xampus em barra para todos os tipos de cabelo, incluindo fórmulas sem sulfatos, orgânicas e veganas, o importante é saber escolher o que melhor atende suas necessidades e preferências.

Tipos de xampu sólido

Quanto ao formato, encontramos xampus sólidos do tipo:

  • Lembram um sabonete com formato de círculo.
  • São maiores e geralmente tem forma retangular.
  • Em grânulos. Parece areia de praia. É indicado especialmente para esfoliar o couro cabeludo e não deve ser usado diariamente.

A maioria dos xampus sólidos encontrados no mercado é do tipo pastilha ou barra.

Com e sem sulfatos

Existem xampus sólidos com e sem sulfatos. Explicando de uma forma bem simples, sulfatos são detergentes potentes utilizados em fórmulas de cosméticos, como o lauril sulfato de sódio, por exemplo.

Os sulfatos também são responsáveis pela produção de espuma, logo, quanto mais espuma um xampu (sólido ou líquido) faz, maior é a quantidade de sulfato na fórmula.

Os xampus sem sulfato são mais suaves, pois não retiram totalmente a oleosidade do couro cabeludo e fios, lembrando que o sebo é uma proteção natural do corpo, não apenas “sujeira”.

Por outro lado, o xampu sólido sem sulfato não consegue remover adequadamente resíduos de petrolatos (derivados do petróleo usados em cosméticos capilares).

Logo, para usar somente xampu sólido sem sulfatos é preciso deixar de usar condicionadores, máscaras e outros produtos que contenham petrolatos.

Natural

O xampu sólido natural é aquele que não contém conservantes, fragrâncias ou corantes sintéticos, derivados do petróleo, transgênicos e outros ingredientes proibidos em cosméticos naturais.

Orgânico

Para ser considerado orgânico, um xampu em barra deve conter 95% ou mais de matérias primas orgânicas certificadas.

O processo de produção de matérias primas (como extratos vegetais e óleos, por exemplo) orgânicas não utiliza agrotóxicos ou fertilizantes químicos, além de ser voltado para a preservação da biodiversidade.

Vegano

Um xampu sólido vegano não pode ter em sua composição ingredientes de origem animal ou testados em animais.

Como escolher um xampu em barra

Depois de considerar aspectos como formato, presença de sulfatos e fórmula natural, orgânica ou vegana, você deve escolher o xampu sólido de acordo com seu tipo de cabelo.

Cabelos mistos e oleosos. Cabelos mistos e oleosos pedem xampu sólidos com fórmulas mais leves e ingredientes que higienizam o couro cabeludo de maneira eficaz sem ressecar, como pitanga, menta e alecrim.

Cabelos secos e cacheados. Um xampu sólido para cabelos secos ou cacheados deve conter ingredientes umectantes e hidratantes, como abacate, óleo de oliva e castanha do Pará.

A história de que todo xampu sólido resseca os cabelos não passa de mito, basta escolher uma fórmula adequada às características do cabelo.

Como usar

Se você já lavou a cabeça com sabonete alguma vez na vida, nem precisa de uma explicação sobre como usar o xampu sólido do tipo pastilha ou barra.

Basta molhar bem o cabelo e passar o xampu sólido, especialmente na parte da raiz. Depois é só massagear bem o couro cabeludo (com a ponta dos dedos, nada de usar as unhas) e fios, enxaguar e pronto.

Para aplicar o xampu sólido em grânulos, cuja textura lembra areia, é preciso primeiro molhar a cabeça, depois ir colocando o xampu no couro cabeludo, massageando para dar uma esfoliada e fazer espuma, usar a espuma para lavar os fios e depois enxaguar.

Principais benefícios do xampu sólido

Confira os principais benefícios que o xampu sólido traz para o consumidor e o meio ambiente:

  • São mais práticos. O xampu sólido ocupa menos espaço e não corre o risco de vazar na bolsa, mochila ou mala.
  • Duram mais. Uma barra ou pastilha de xampu pode durar até 80 lavagens. Isso significa que um único xampu sólido pode render o equivalente a até 3 garrafas (750 ml) de xampu líquido.
  • Produzem menos resíduos plásticos. Os xampu sólidos geralmente vêm em embalagens menores e feitas de materiais menos nocivos ao meio ambiente que as garrafas plásticas das versões líquidas.

Logo, ao usar o xampu em barra você ajuda a reduzir as tristes estatísticas atuais, que apontam para 10 milhões de toneladas de plástico sendo lançadas no mar a cada ano.

  • Oferecem mais opções naturais, orgânicas e veganas. A maioria dos xampu sólidos se enquadra em ao menos uma dessas classificações.

Como vimos, o xampu sólido oferece vantagens em relação ao tradicional e pode ser usado em todos os tipos de cabelo. É uma opção mais prática e sustentável de cuidado capilar que vale a pena conferir.

E você, já usou algum xampu sólido?
Ainda tem alguma dúvida sobre suas propriedades e benefícios?
Deixe um comentário!


trilha dos arimasxampu solidoshampoo solidoatibaiashampoo em atibaianaturalprodutos naturaisshampoo em barraxampu em barra