argila

Quando pensamos em cuidados com a pele e cabelo muitas vezes desanimamos pelo fato de tratamentos estéticos serem caros, além de nem sempre trazerem os resultados desejados. Mas a solução pode ser encontrada na natureza, em tratamentos acessíveis e, o melhor: naturais.

A argiloterapia há anos vem apresentando resultados comprovadamente positivos, com uso de argila para cuidar da pele e cabelo.No rosto e corpo,desinflama, desintoxica a pele e melhora a circulação. No cabelo, remove impurezas, proporcionando brilho e maciez. Tem ainda propriedades antioxidantes, secativas, adstringentes, tensoras, reconstrutoras e antissépticas.

Os tratamentos são indicados para os mais variados problemas: pele ressecada, acne, psoríase, queda de cabelo, caspa etc.. Há ainda benefícios com massagens corporais para acabar com cansaço, estresse e dores nas costas. Os benefícios da argila se devem ao fato da capacidade de absorver e remover toxinas, metais pesados e impurezas de nosso corpo ao mesmo tempo em que transferem para a pele minerais e nutrientes benéficos.

 

 

Existem vários tipos de argila, cada um com propriedades específicas.

Argila branca –indicada para peles sensíveis e desidratadas. Tem propriedades cicatrizantes e antisséptica. Pode ser usada no tratamento de acne ou clareamento da pele.

Argila verde –indicada para peles oleosas e com acne. Ajuda no combate à celulite, é adstringente, tonificante, estimulante, combate edemas, é secativa, bactericida, analgésica e cicatrizante.

Argila cinza – indicada para peles oleosas e com manchas. Combate espinhas, cravos, é esfoliante e antioxidante natural, retardando o envelhecimento da pele.

Argila vermelha –indicada para tratamento de vermelhidão e rubor facial. No corpo, ajuda a reduzir flacidez. Tem ações hidratantes e previne o envelhecimento da pele. Indicada para reduzir medidas e para tratamentos contra o estresse.

Argila amarela –indicada para peles mistas, oleosas e maduras. É rejuvenescedora, estimula a produção de colágeno, purifica e desintoxica a pele. Aumenta a elasticidade.

Argila roxa – indicada para peles maduras, sensíveis e secas. É hidratante e proporciona aparência mais jovem. Auxilia na eliminação de toxinas e impurezas do corpo.

Argila rosa – indicada para as peles sensíveis e delicadas. Tem ação desinfetante, cicatrizante e suavizante. Indicada para ajudar no tratamento de peles com tendências alérgicas ou irritadas, acneicas e com vasinhos e rosáceas.

Argila marrom – indicada para peles oleosas. É rara pelo nível alto de pureza. Eficaz contra acne e tem efeito rejuvenescedor dos tecidos.

Argila preta – indicada para peles oleosas. É a mais nobre e difícil de ser encontrada. Utilizada para a desintoxicação da pele, tem ação antiinflamatória, anti-artrósica, absorvente e previne o estresse.

Após o uso da argila é recomendado hidratar bem a pele pois pode ficar ressecada de início. No cabelo, por retirar impurezas, pode parecer que os fios estão ressecados no início, mas depois apresenta maciez e brilho.

Na Trilha dos Aromas passamos todas as informações sobre o uso adequado das argilas.
 


trilha dos aromasaromaargilaArgila facialAtibaianaturalargila naturaltrilha