Os óleos vegetais são compostos por ácidos graxos naturais compatíveis com a nossa pele, auxiliando na manutenção da flexibilidade e na hidratação. São ótimos para diluir os óleos essenciais, para o uso tópico. Existem óleos vegetais extraídos de plantas nativas brasileiras, com a composição muito rica e diversa, confira:

Óleo vegetal de Açaí: A palmeira de Açaí é nativa da várzea da região amazônica. Extraído da polpa do fruto, o Óleo Vegetal de Açaí traz inúmeros benefícios para a manutenção do equilíbrio da pele e dos cabelos. Possui alto conteúdo de ácido oléico e linoléico, bem como vitamina E, fitoesteróis e antocianina, substância que dá a coloração arroxeada e de forte poder antioxidante. Auxilia na prevenção de sinais de envelhecimento, de estrias e hidrata profundamente a pele. Nos cabelos, nutre e repara os fios danificados, traz brilho intenso, flexibilidade, controle de frizz, confere proteção térmica e facilidade na hora de pentear. É rico em ômega 9, além de conter ômega 6, ácido palmítico, vitaminas A, D e E, e fitoesteróis que previnem os sinais de envelhecimento e processos inflamatórios. Nativa da várzea da região Amazônica, seu nome deriva do tupi, açaí “fruta que chora” em alusão ao sumo que se desprende de seu fruto.



 

Óleo vegetal de Andiroba: O Óleo Vegetal de Andiroba é extraído das sementes da árvore por prensagem, possui densidade média e é nativo da Amazônia. Promove nutrição e lubrificação para a pele, é anti-inflamatório, portanto auxilia nas dores crônicas e tensões musculares. É excelente para hidratação e regeneração da pele e cabelos, sendo indicado para cabelos mais secos, cacheados e crespos! Ajuda a prevenir celulite e pode auxiliar no alívio de dores musculares e na redução de inchaços. Reconhecido pela medicina popular como um repelente natural de insetos, além de ser um ótimo calmante tópico em casos de picadas. Solidifica-se a temperaturas abaixo de 25°C, tornando-se uma gordura esbranquiçada. Aquecido em banho-maria, retorna à sua forma líquida. É excelente hidratante corporal e emoliente para as peles secas.Nos cabelos promove brilho, sedosidade e auxilia a combater piolhos. Pode ser usado puro ou em sinergia com óleos essenciais.


 

Óleo vegetal de Buriti: é comum nas savanas e sertões do Brasil, é a mais alta e elegante das nossas palmeiras, podendo chegar a 35 metros de altura. Buriti significa em tupi-guarani, "aquele que contém água". Atua como hidratante e rejuvenescedor. Pode ser usado em casos de alergias e picadas de inseto. Traz luminosidade aos cabelos claros e prolonga a cor em cabelos tingidos. O Óleo Vegetal de Buriti possui alta concentração de ômega 9 e betacaroteno, um dos mais poderosos antioxidantes, combate os radicais livres e é conhecido por sua grande capacidade de renovação celular. É excelente para fortalecer a pele, devolvendo-lhe vitalidade, brilho e maciez e ajuda a proteger as células, auxiliando na cicatrização.


 

Óleo vegetal de Castanha-do-Brasil: Proveniente da região amazônica, ajuda a prevenir o envelhecimento precoce da pele, tornando-a mais macia e suave, é rico em ômegas 6 e 9, vitaminas A e E, sendo considerado excelente antioxidante. É emoliente e lubrificante, proporciona hidratação profunda e impede a evaporação de água da pele. Por ser antioxidante combate a flacidez, o ressecamento e o envelhecimento da pele. Auxilia no tratamento de rugas e estrias.Ótimo para tratar cabelos secos, hidrata e fortalece, deixando-os sedosos e com brilho. O uso frequente deste óleo intensifica a cor dos cabelos pretos.


 

Óleo vegetal de Copaíba: auxilia no tratamento de problemas do couro cabeludo como a caspa, aliviando os sintomas de coceira e irritação. Na pele é estimulante, emoliente e auxilia na cicatrização, suavizando e amaciando. Pode favorecer a recuperação e cicatrização dos tecidos. Por ser um potente antioxidante, rejuvenescedora e hidratante da pele madura, atua na redução de manchas causadas pelo tempo. É ótimo na prevenção do envelhecimento precoce e na manutenção da elasticidade da pele. Pode ser usado como hidratante e revitalizante em casos de joelhos, cotovelos e pés ressecados.


 

Óleo vegetal de Maracujá: Com suas propriedades calmantes e hidratantes, esse óleo leve e amarelo é perfeito para massagens relaxantes e de regeneração da pele. O maracujá é uma fruta nativa do Brasil. Seu óleo vegetal é prensado a frio das sementes e rico em ômega 6, o Óleo Vegetal de Maracujá é um excelente aliado da pele, porque tem o poder de protegê-la contra a perda de água. Além disso, ele auxilia no equilíbrio da produção sebácea, sendo indicado também para peles oleosas. Por causa do seu efeito calmante, esse óleo vegetal é excelente para uso pós-depilatório, além de evitar o pelo encravado. 


 

Óleo vegetal de Pracaxi: nativo da região amazônica. Ajuda na redução de manchas, espinhas, assaduras e nos cabelos, reduz a caspa e a queda! Com alto teor de ômega 9, Vitamina E e ácido behênico, o Óleo Vegetal de Pracaxi possui propriedades poderosas para a pele e cabelos. Hidrata intensamente, regenera as células, auxilia a combater estrias e manchas escuras, e deixa a pele aveludada. Nos cabelos, traz brilho intenso e sedosidade, sela pontas duplas, controla o volume, facilita o penteado e dá um efeito alisante e condicionante espetacular. Produz excelente efeito alisante e condicionante. Pode ser usado in natura ou incorporado a máscaras e hidratantes capilares.